02 | 10 | 2014
Artigos publicados em revistas e anais de congressos PDF Imprimir E-mail

TORRES, T. Z.; PEREIRA, N. R.; GÂMBARO, B. Comunicação nas Redes de Pesquisa. VI ABRAPCORP. São Luiz, 2012. Disponível em: <http://www.abrapcorp.org.br/anais2012/trabalhos/MT/MT27.tercia_zavaglia_torres_nadir_rodrigues_pereira_bruno_gambaro.doc>. Acesso 20 ago 2012

CRIVELARO, L. P.; GARBIN, M. C. SILVA, F. H. A importância do design instrucional para transformar um curso presencial em curso a distância. Leitura: Teoria & Prática (Suplemento), n.58, jun.2012, pp 824 a 831

GALLANA, L. M. R. ; NASCIMENTO, D. R. B. ; GALLANA, G. R. . COLABORANDO NA REDE: NOVAS MANEIRAS DE LER O MUNDO. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 21, p. 344-348, 2012. Disponível em: <http://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/07/lm_21_18_cole_01_4012.pdf>. Acesso: 07 ago 2012

GARBIN, M. C.; AMARAL, S. F.; SILVA, F. H.; MENDES, C. O. S; CRIVELARO, L. P. Plataforma multi-linguagem aplicada num curso EAD. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 21, p. 344-348, 2012. Disponível em: <http://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/07/lm_21_18_cole_01_4012.pdf>. Acesso: 07 ago 2012

GARBIN, M. C.; AMARAL, S. F.; MENDES, C. O. S.; OGASAWARA, E.; ROCHA, J. M. S. (2012) Adaptation of the Moodle for application in distance education course at the State University of Campinas. Procedia-Social and Behavioral Sciences Journal, 2012. (accepted for publication).

SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. Microconteúdo educacional no contexto da aprendizagem com mobilidade e na perspectiva das linguagens híbridas. In: NUEVAS tendencias en e-learning y m-learning. Valência: Universitat Politécnica de Valência, 2012.

SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. Microconteúdo para ambiente virtual de aprendizagem móvel: modelo de produção baseado nas matrizes da linguagem e pensamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 35., Fortaleza, 2012. Anais... São Paulo: Intercom, 2012. Não paginado. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-1075-1.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2012.

AMARAL, S.F.; MADDALENA, T.L. Desenvolvimiento de un programa de capacitación a distancia para la enseñanza del español en Brasil fundamentado en el concepto de estilos de aprendizaje. In: V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje- Universidad de Cantabria, Santander, España, 2012. Anales del V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, UC, Santander.

MADDALENA, T.L.; AMARAL, S.F. M-learning: programa de capacitación a distancia para la enseñanza del español en Brasil en un contexto intercultural Brasil-España. In: XVII Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento: Tecnologías Emergentes- UNED, Madrid, España, 2012. Anales del XVII Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento-UNED- No paginado.

GARBIN, M. C.; AMARAL, S. F.; MENDES, C. O. S.; OGASAWARA, E.; ROCHA, J. M. S. Adaptation of the Moodle for application in distance education course at the State University of Campinas. Procedia-Social and Behavioral Sciences Journal, 2012. (accepted for publication)

AMARAL, S. F.; MENDES, C. O. S.; GARBIN, M. C. Utilização de uma arquitetura e um modelo escalável para um programa de EaD meditizado pela TV digital interativa In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife – PE (Brasil). Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: INTERCOM, p. 1–10. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-0222-1.pdf > Acesso em: 7 abr. 2011.

AMARAL, S. F.; MENDES, C. O. S.; GARBIN, M. C. (2011).  Utilização de uma arquitetura e um modelo escalável para um programa de EaD meditizado pela TV digital interativa In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife – PE (Brasil).   Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: INTERCOM,  p. 1–10.

GÂMBARO, B.; AMARAL, S. F. (2011). Matriz comunicacional para o uso das TICs em um ambiente web 2.0 In: IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2011, Recife. Anais do IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. CD-ROM.

GÂMBARO, B.; PEREIRA, N. R.; TORRES, T. Z. (2011). Organização pedagógica de espaços colaborativos de aprendizagem, In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011. p. 1-15. 1 CD-ROM.

GÂMBARO, B. (2011). Web 2.0 como plataforma para troca de conteúdos didáticos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL BRASIL X ESPANHA, 4., 2011, Valência. Campinas. Actas... Valência: Universitat Politécnica de Valência, 2011.

TORRES, T. Z.; GÂMBARO, B. (2011). Perspecitivas Transmediáticas en Ambientes Virtuales Educativos. n: II Congreso Internacional Sociedade Digital, 2011, Madrid (Espanha).   ACTAS ICONO14 - II Congreso Internacional Sociedad Digital  | Revista De Comunicación Y Nuevas Tecnologías. Madrid: ICONO14, v.14. p.44 – 58.

GARBIN, M. C.; AMARAL, S. F.; MENDES, C. O. S.; CRIVELARO, L. P. (2011). Proposta pedagógica baseada em colaboração aplicada num curso EaD para capacitação de professores In: II Congreso Internacional Sociedade Digital, 2011, Madrid (Espanha).   ACTAS ICONO14 - II Congreso Internacional Sociedad Digital  | Revista De Comunicación Y Nuevas Tecnologías. Madrid: ICONO14, v.8. p.1 – 10.

GARCIA, M.; RABELO; D. F.; SILVA, D.; AMARAL, S. F. (2011). Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/ v14n1/07.pdf >.

GARCIA, M. F. ; RABELO, D. F. ; SILVA, D. ; AMARAL, S. F. (2011). Competências docentes e desafios à formação frente às tecnologias digitais interativas. In: VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais do 6º EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação.

MENDES, C. O. S.; QUADROS, J. R.; AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. (2011). Educação superior prisional: uma proposta de curso superior de Tecnologia na modalidade EaD. In: ESUD 2011 – VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto – MG (Brasil). Associação Universidade em Rede (UniRede), p.1 – 13.

PEREIRA, N.R.; GALLANA, L.M.R.; SILVA, D. (2011). Novas mídias e produção de conteúdos digitais educativos. In: Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM, Recife/PE. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2554-1.pdf> Acesso: 17 abr 2012

PEREIRA, N. R. ; AMARAL, S. F . (2011). Perspectivas da televisão digital interativa na construção coletiva de conhecimento. In: Conferência Ibero-Americana IADIS WWW/Internet, 2011, Rio de Janeiro (RJ). Anais... Rio de Janeiro: IADIS, 2011. p. 369-372. Disponível em: <http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/46517/1/tvdig.pdf>.

PEREIRA, N. R.; AMARAL, S. F. (2011). Proceso de aprendizaje asistido por tecnologías virtuales. In: CONGRESO SOCIEDAD DIGITAL, 2., 2011, Madrid. Espacios para la interactividad y la inmersión: actas. Madrid: ICONO14, 2011. p. 314-321. Disponível em: <http://www.icono14.net/ocs/index.php/2csd/sociedaddigital2/paper/view/144/73>.

RIEBER, L. ; KOPTCHA, T. J. ; WALKER, B. ; BRAXLEY, R. ; LIMA, D. A. ; NASCIMENTO, D. R. B. . Discovery Series - eSupervision. 2011. (Vídeo Publicado em Meio Digital). Disponível em: <http://youtu.be/rFzqCT4Eha8>

SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. Microcontenidos educativos para el aprendizaje móvil. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOCIEDAD DIGITAL, 2., 2011, Madrid. Actas del II Congreso Internacional Sociedad Digital. Madrid: Icono 14, 2011. p. 1197-1206.

SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. Microconteúdo multiplataforma móvel aplicado a práticas pedagógicas de ensino a distância. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL BRASIL X ESPANHA, 4., 2011, Valência. Campinas. Actas... Valência: Universitat Politécnica de Valência, 2011.

SOUZA, M. I. F.; GALLANA, L.; GÂMBARO, B.; SILVA, F. H.; NASCIMENTO, D. R.; GALLANA, G.; NEUMANN, C.; AMORIM, S. A. A.; TOMAZ, C. S.; CRIVELARO, L. P. Uso de SMS na educação de jovens e adultos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 34., 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011. Não paginado. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2771-1.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2012.

SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. Bibliotecas digitais e dispositivos móveis: acesso a novos espaços de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 34., 2011, Maceió. Anais. [...]. São Paulo: FEBAB, 2011. Não paginado.

TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F. Cultura da convergência e a perspectiva transmidiática na produção de conteúdos pedagógicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 34., 2011, Recife. Anais... São Paulo: Intercom, 2011. Não paginado. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2342-1.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2012.

TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F. Metodologia de organização de conteúdos para a transferência de tecnologia na web 2.0. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON INNOVATION AND TECHNOLOGY – ISIT 2011, 2., 2011, Lima. Proceedings... [...]. Lima: International Institute of Innovation and Technology, 2011. p. 28-33.

MADDALENA, T. L. Educación a Distancia y Autoría desde una perspectiva educativa 3.0. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL BRASIL X ESPANHA, 4., 2011, Valência. Campinas. Actas... Valência: Universitat Politécnica de Valência, 2011.

ETD – EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL. Campinas, SP: FE/UNICAMP, v. 12, n. esp., mar. 2011. Tecnologias na Educação. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/issue/view/160/showToc>. Acesso em: 12 abr. 2011.

  • GARCÍA LABORDA, J.; GIMENO, SIQUEIRA, J. M. da. Experimentación de las soluciones tecnológicas del proyecto PAULEX para optmizar La prueba de inglés del examen de acceso a la universidad em España. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 1-11, mar. 2011. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2278/pdf_44. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • RIVILLA MEDINA, A.; DOMÍNGUEZ GARRIDO, M. C.; SÁNCHEZ ROMERO, C. La comunicación didáctica en la tutoria virtual. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 12-30, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2308/pdf_50>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • ARAÚJO, U. F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 31-48, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2279/pdf_68>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. Aprendizagem colaborativa e web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 49-72, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2281/pdf_51>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • NUÑEZ GÓMEZ, P. GARCÍA GUARDIA, M. L. Nativos digitales y nuevas tecnologias: implantación em la universidad. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 73-91, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2283/pdf_52>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • GARCÍA GARCÍA, F.; GARCÍA FERNANDEZ, R. SOUZA, K. I. de. Lousa digital interativa: avaliação da interação didática e proposta de aplicação de narrativa audiovisual. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 92-111, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2285/pdf_53>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • AMIEL, T.; OREY, M.; WEST, R. Recursos educacionais abertos (REA): modelos para localização e adaptação. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 112-125, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2284/pdf_54>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • VIZCONDE VERASZTO, E.; BARROS FILHO, J.; SILVA, D. da. Educación, tecnologia y sociedad: relaciones de causalidad de la influencia social em los procesos de toma de decisiones tecnológicas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 126-153, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2262/pdf_55>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • SOUZA, M. I. F.; SILVA, L. O.; ARAÚJO, I. C. Autoria na web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 154-173, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2273/pdf_56>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • MENDES, C. O. S.; LEÃO, J. L. de S.; PEDROZA, A. de C. P. Arquitetura e serviços para EaD no SBTVD com escalabilidade. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 174-197, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2275/pdf_57>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • LAGE, M. C. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 198-226, mar. 2011. Disponível em: < http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2313/pdf_58>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • GARBIN, M. C. Uma análise da produção audiovisual colaborativa: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 227-251, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2274/pdf_59>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • GURKO, K. CAPES/FIPSE year one experience report: why begin with math learning objects? ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 252-267, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2265/pdf_60>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • GOMES, E. M. Uma experiência com o uso da lousa digital interativa por profissionais da educação infantil. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 268-286, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2261/pdf_61>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • SCHNITMAN, I. M. A mediação pedagógica e o sucesso de uma experiência educacional on-line. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 287-314, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2263/pdf_62>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • BRASILEIRO, T. S. A.; RIBEIRO, M. B. O TelEduc na Amazônia: a experiência da Universidade Federal de Rondônia. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 315-335, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2314/pdf_63>. Acesso em: 7 abr. 2011.SILVA, R. F. da. As técnicas imagéticas e educação a distância: Telecurso 2000. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 336-342, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2276/pdf_64>. Acesso em: 7 abr. 2011.
  • FERREIRA, S. de L. A educação na era da TV digital: interfaces e conexões. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 343-364, mar. 2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2277/pdf_65>. Acesso em: 7 abr. 2011.

SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. Produção de conteúdos educativos baseada na aprendizagem significativa. Revista Latinoamericada de Tecnología Educativa - RELATEC, v. 9, n. 2, p. 89-105, 2010. Disponível em: <http://campusvirtual.unex.es/revistas/index.php?journal=relatec&page=article&op=view&path%5B%5D=625>. Acesso em: 7 abr. 2011

AMARAL, S. F. do. Utilização do conceito de mapas conceituais no desenvolvimento de conteúdo para TV digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais... [Caixas do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2011]. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0156-1.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2011.

SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. Design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos na perspectiva da aprendizagem significativa. In: GIMENO SANZ, A.; SIQUEIRA, J. M. de; GARCÍA LABORDA, J. (Ed.). Educación y tecnologias digitales: experiencias innovadoras: III Coloquio Internacional Hispano-Brasileño sobre Aprendizaje Asistido por Ordenador. Valencia: Universidad Politecnica de Valencia, 2010. p. 111-122. Disponível em: <http://camilleserver.upv.es/convenio-upv-unicamp/Documentos/actas2010/2010_LibroActas_v9.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2011.

SOUZA, M. I. F.; SANTOS, A. D.; AMARAL, S. F. Infraestrutura tecnológica e metodologia de produção de conteúdo para TV digital interativa - uma proposta para a Embrapa. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE NOVAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO, 2., 2009, Campinas, SP. [Anais...]. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2009.

GOMES, E. M. Produção de vídeo digital educativo no contexto da educação infantil: uma proposta da utilização da lousa digital interativa. . In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE NOVAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO, 2., 2009, Campinas, SP. [Anais...]. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2009.

GARBIN, M. C.; AMARAL, S. F. Produção colaborativa utilizando o Weblab. . In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE NOVAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO, 2., 2009, Campinas, SP. [Anais...]. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2009.

CHAVES, P. H.; FRANCO, L. S. A Interatividade na rede RELIVI. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE NOVAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO, 2., 2009, Campinas, SP. [Anais...]. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2009.

AMARAL, S. F., BARROS, D. M. V., BASSO, I., NAKASHIMA, R. H. R., GARBIN, M. C. Competências docentes baseadas em uma sociedade intercultural e no contexto das tecnologias da informação e da comunicação. DIPLAES, UNED, 24, 25 e 26 de abril de 2008, Madrid - España.

AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. Construção de um ambiente educacional interativo na internet: a Biblioteca Escolar Digital. Revista Iberoamericana de Educación, n. 45/6, abr. 2008. Disponível em: <http://www.rieoei.org/expe/2378Amaral.pdf>. Acesso em: 5 abr. 2011.

AMIEL, T.; REEVES. T. C. Design-based research and educational technology: rethinking technology and the research agenda. Journal of Educational Technology and Society, v.11, n.4, p. 29-40, 2008.

BARROS, D. M. V.; AMARAL, S. F.; RIVILLA MEDINA, A.; DOMÍNGUEZ GARRIDO, M. C.; GARCÍA GARCÍA, F.; BIANCHINI, D. A.; SILVA, D. da; GARBIN, M. C. Competências para a formação docente: metodologia de uso de ambientes virtuais para o ensino das competências. Revista Paidei@, Santos, v. 1, n.1, 2008. Disponível em: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=viewFile&path[]=52&path[]=25>. Acesso em: 6 abr. 2011.

AMARAL, S. F.; BARROS, D. M. V.; DULAC, J.; ALCONADA, C.; NAKASHIMA, R. H. R.; GARBIN, M. C. Utilização da lousa digital interativa em práticas pedagógicas para a educação dos surdos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA SURDA, 2., 2007, Vitória. Educação de surdos: práticas e políticas educacionais. Vitória: GM Gráfica & Editora, 2007. p. 301-309.

AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. Consolidação da biblioteca escolar digital mediatizada por computador conectado a Internet. In: JORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES DA ASSOCIACIÓN DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDEO (AUGM), 15., 2007, San Lorenzo, Paraguay. [Anais...]. [San Lorenzo, Paraguay, 2007]. v. 1, p. 10-20.

AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. Consolidação da biblioteca escolar digital mediatizada por computador conectado a Internet. In: COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 16., 2007, Campinas, SP. [Anais...]. [Campinas, SP: UNICAMP, 2007]. v. 1, p.68-75.

BARROS, D. M. V. Competencia pedagógica virtual para la educación – INFANCINE - Universidad Complutense de Madrid, 22, 23 e 24 de marzo de 2007.

AMIEL, T.; McCLENDON, M.; OREY, M. A pedagogical approach to writing e-books. Poster apresentado no XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo, SP.

BARROS, D. M. V. Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE NOVAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO, 1., 2007, São José dos Campos.

BARROS, D. M. V.; ALONSO GARCÍA, C.; AMARAL, S. F. do. O estilo de aprendizagem no virtual: instrumento de identificação. In: COLOQUIO LUSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ONLINE, 2., 2007, Lisboa.

BARROS, D. M. V.; ALONSO GARCÍA, C.; AMARAL, S. F. do. Los estilos del uso del espacio virtual. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCARED, 4., 2007, Madrid.

BARROS, D. M. V.; AMARAL, S. F. Estilos de aprendizagem para o uso das tecnologias. Pátio Revista Pedagógica On-line, Porto Alegre, set. 2007. Disponível em: <http://www.revistapatio.com.br/conteudo_exclusivo_conteudo.aspx?id=54>. Acesso em: 6 abr. 2011.

BARROS, D. M. V. Formação continuada para docentes do ensino superior: o virtual como espaço educativo. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 20, p. 103-122, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=559&dd99=view>. Acesso em: 6 abr. 2011.

AMARAL, S. F.; BARROS, D. M. V. Virtual: base para el desarrollo de la competencia pedagógica de uso de la tecnología en la formación de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 42/3, mar. 2007. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/1617Amaral.pdf>. Acesso em: 6 abr. 2011.

BIANCHINI, D. A simulação de eventos “indiscretos”: uma inovação no método didático para formar engenheiros com uma visão crítica sobre questões éticas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, SP, n. 23, p. 123-131, nov. 2007.

BARROS, D. M. V.; AMARAL, S. F. Inteligência emocional na aprendizagem mediada com o espaço virtual. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 152-161, dez. 2006. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2139/pdf_17>. Acesso em: 6 abr. 2011.

BASSO, I.; AMARAL, S. F. Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 49-71, dez. 2006. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2134/pdf_12>. Acesso em: 6 abr. 2011.

NAKASHIMA, R. H. R.; AMARAL, S. F. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 33-48, dez. 2006. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2133/pdf_11>. Acesso em: 6 abr. 2011.